22.1.14

Walker Percy -



Alguns anos antes de morrer, no final de uma entrevista com Robert
Cubbage , Walker Percy foi questionado sobre o segredo da sua escrita :

“Se um escritor tem um segredo, não é que ele tenha algo de especial, mas
que ele tem um nada de especial. Nestes tempos, acho eu, um escritor
sério tem de ser um ex-suicida, uma nulidade , um nada, zero. Ser um
nada é a condição de fazer qualquer coisa. Esse é o segredo.
As pessoas não sabem que escrever bem é simplesmente uma questão de desistir,
de se entregar, de deixar ir . Tu dizes: " Tudo está perdido . Pára o baile.
Rendo-me. Nunca voltarei a escrever. Admito a derrota total. Estou acabado."
O que te estou a dizer é que nada sei de nada. É uma questão de ser tão
lamentável que Deus fica com pena de ti, olha para baixo e
diz: " Ele está feito num oito. Vamos deixá-lo fazer um par de boas frases. "

( Percy, l987 “Writing in the ruins”, Notre Dame Magazine, autumn, p.31 )

É fácil substituir "filósofo" por escritor, pelo menos do tipo socrático. Sobretudo quando se tentar escrever sobre a humanidade.

No comments: