2.3.07

Máximas de Inverno, por Pedro Cem

1 - O encontro entre o geral e o particular, particularmente o que acontece, dá-se por uma anedota, ou por um idiota.

2 - É impossível falar tudo o que se tem a dizer. Por isso se diz muito sem palavras. Parece-lhe óbvio? Pois...se pergunta isso, é porque aquilo que menos vê, é o óbvio...

3 - Há culturas, modas, épocas que submergem inteiras. Estão por aí, com torpedos, como submarinos, cheios de olhos a espiarem-nos pelo periscópio.

4 - Nos tempos de Darwin seleccionava-se o melhor do macaco: o homem. Nos tempos do homem, preserva-se o macaco: o melhor do homem. Ah... e a Mulher, a única admiradora constante do macacão, em todos os tempos.

5 - Quem mais precisa de imortalidade são os que não acreditam em Deus. E os que acreditam em Deus, fazem-Lhe o favor, muitas vezes, por causa da imortalidade. Sofrer e Amar bastam.

6 - O método é uma redundância interna. A Filosofia, uma redundância externa. Redunda quem tropeça e quem não tropeça é uma besta.

7 - Filosofias para justificar a Besta. Como macaquinhos aproximamo-nos amigavelmente dela, para lhe catar os piôlhos.

8 - Uma realidade que brilha deixa a mente ofuscada. Ao tentar meter um pé à frente do outro, a mente inventa o Sujeito e o Objecto. Ofuscada, tropeça e confunde um com o outro. É preciso que ande, a mente. A toque de caixa. Tem-se que fazê-la pensar que, se não andar, cai.

9 -- Dick Cheney ia morrendo. Há quanto tempo ele se anda a tentar matar?

10 - Nunca negociaremos com terroristas.Eis mais um exemplo da máxima: o segredo é a alma do negócio.

No comments: