26.6.07

Ajude a parar um escândalo!


O Governo Português anunciou que irá encerrar o Consulado Geral de Portugal em Sevilha. Esse encerramento implica a perda de um Edifício Histórico Português, que foi construído para albergar o Pavilhão de Portugal na Exposição Universal de Sevilha de 1929 e cuja propriedade será devolvida ao Ayuntamiento de Sevilha.
Este Edifício Histórico está localizado no centro da cidade de Sevilha, ao lado do Hotel Alfonso XIII, um dos melhores de Espanha e é cobiçado por grandes interesses espanhóis e internacionais. Nós que o temos na mão, por direito, decidimos abandoná-lo.
Será que, decididamente, preferimos acabar com todos os símbolos nacionais? Como este que a Espanha nos cedeu gratuitamente há quase um século, no centro de uma das suas mais importantes e bonitas cidades?
Um Consulado não se mede só pelos serviços que presta. Conta por ser uma presença de um País numa cidade amiga. Uma cidade onde trabalham Portugueses, onde estudam Portugueses, onde se ensina o Português a centenas de estudantes espanhóis. Uma cidade Amiga. Por isso e por estar num Edifício Histórico Português, pode ser também uma Referência da Cultura Portuguesa, a melhor Marca de Portugal. Em Espanha.
Todo o Português que vai a Sevilha se orgulha de ver o seu País, a sua Imagem, o seu Símbolo no centro da Cidade-Monumento.
Provavelmente veremos em breve no seu interior uma delegação do "Gungenheim" ou do "Rainha Sofia". É que os Espanhóis tratam bem o que têm.
Denuncie esta situação aos seus amigos. E se conhecer o Presidente da República, ou o Primeiro-Ministro envie-lhes também. Para que não digam que o Povo não os avisou. Não envie é para Amigos Espanhóis. Por vergonha.
Grupo Promotor doCírculo de Portugal em Sevilha

4 comments:

Anonymous said...

Somos um País do TERCEIRO MUNDO com governantes medíocres com complexos de superioridade,prepotentes,arrogantes e incompetentes.Mas os culpados somos nós que vivemos aqui que votamos neles e sustentamos as suas vaidades pessoais,porque os verdadeiros portuguêses já estão todos no estrangeiro,porque não suportam mais esta merda.Voltamos ao antigamente!Isto só é bom para os politicos que roubam descaradamente e ficam sempre impunes!Quem tem que apertar o cinto são sempre os mesmos!Tenho 49 anos e desde que tenho consciencia sempre ouvi os politicos dizer que temos que apertar o cinto!!! Acho que vou chegar ao fim da minha vida a ouvir isso!!! Apertar o cinto.JC.

mch said...

Caro JC
De acordo. As suas iniciais iguais ás de Jesus Cristo e o seu comentário fazem-me pensar nisto:
Ascensão,queda e redenção; os ciclos históricos são assim mesmo; mas a redenção quando existe está nas nossas mãos.

LUIS MIGUEL CORREIA said...

Pois eu tenho 49 anos "mais um" e sempre ouvi também a mesma música... E concordo que a culpa é colectiva, mas a questão é demasiado complexa para ser vista de forma tão simples. E depois as alternativas à troupe reinante não são animadoras...
Entretanto aproveito para convidar os interessados para espreitarem os novos blogues dedicados ao CREOULA e irmãos. Estivemos recentemete em Ilhavo a ver o SANTA MARIA MANUELA na doca flutuante da Navalria e publicámos diversas imagens que contrastam com as do seu irmão gémeo CREOULA.
Novos blogues dedicados ao lugre CREOULA: http://lmc-creoula.blogspot.com/ e http://lmc-creoula-imprensa.blogspot.com/

Unknown said...

Com a aprovação do Tratado Reformador haverá um Alto Comissário para a Defesa e assuntos estrangeiros.
a ideia, a prazo, é termos um Ministro dos Negócios estrangeiros europeu e com a Comissão europeia a colocar-nos a corda na garganta e com a necessidade absoluta de não gastar dinheiro, o natural é que o chamado Governo de portugal 8deve ser alcunha) comece a fechar embaixadas e consulados.