9.12.07

Dia Internacional Contra a Corrupção

O Dia Internacional Contra a Corrupção assinala-se hoje, 9 de Dezembro, quando passam quatro anos sobre a proclamação da Convenção das Nações Unidas Contra a Corrupção.
Pela resolução 58/4 de 31 de Outubro de 2003, a Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou 9 de Dezembro como Dia Internacional Contra a Corrupção. Portugal, à semelhança da generalidade dos países, ratificou esse instrumento internacional, cujo texto foi publicado no Diário da República de 21 de Setembro.
Em todo o mundo considera-se que partidos, parlamentos, polícia e tribunais são as instituições mais atingidas por uma corrupção generalizada, segundo um relatório da Transparency International (TI), publicado na quinta-feira. De acordo com o documento, 2% dos portugueses inquiridos admitiram ter pago subornos para ter acesso a um serviço.

4 comments:

Anonymous said...

A cunha é corrupção? Num país anglo~saxónico seria assim considerada, aqui é uma pedra basilar. Tire-se a cunha, cai a sociedade.

A ONU é impoluta? O juíz dos corruptos é incorruptível? O Sr, Ban Ki Moon não é discípulo do Rev. Moon?

Raquel Sabino Pereira said...

De acordo com o Correio da Manhã de hoje, estão detidos em estabelecimentos prisionais portugueses 22 corruptos... Um abraço!

Anonymous said...

Pois é Sailor Girl _

Cá fora das prisões, na Prisão Maior que é a actual sociedade 8 milhões ou mais esperam a senha da entrada.

Let's sail enquanto é tempo,


Sailing to Byzance as ever.


Lusitano em liberdade ( aviso que mordo pró-europeus )

Anonymous said...

Anonymous, tome nota:
A "cunha" do Estado Novo, o "empenho" da 1ª República, o "jeito" da 3ª Republica, são tiques que crescem ou definham conforme a qualidade das políticas. Exija pacto de regime e não seja anarquista de direita