18.3.05

Bravo Castela Santos

Belo artigo de Rafael Castela Santos – um daqueles espanhóis que conhecem e estimam Portugal – como o falecido Francisco Elias de Tejada ou o muito vivo comillense Miguel Ayuso - que tem sido distribuido via net: CONTRA EL IBERISMO: APUNTES PARA UNA EPIFANÍA IBÉRICA. Contra la unión de Portugal y España: Hacia una metapolítica conjunta luso-española.
O longo título e sub-título é todo um programa. Também se poderia ter chamado A ALIANÇA PENINSULAR, na linha de António Sardinha aliás citado abundantemente no que de mais livre e perene possui. Castela Santos explica por que razão houve, e haverá, uma estratégia conjunta luso-espanhola contra inimigos comuns que nos querem dividir. São preciosas as suas indicações de que mais do que invasão económica Espanhola em Portugal, existe escorrência do capital internacional através de empresas de nome espanhol e madrileno e catalão.
Indicações doutrinárias de Jesús Laínz sobre os nacionalismos espanhóis,
http://www.ediciones-encuentro.es/Shop/Detail.aspx?id=574
Sobre a imagem recíproca de ambas as nações nas historiografías oficiais de ambos os países ver http://www.gitextremadura.com/agora/agora2001/academia2.pdf

No comments: