14.3.06

Teóricos da Democracia 2- Teoria da Escolha Pública

A perspectiva de Schumpeter foi desenvolvida na literatura da teoria económica da democracia com uma intenção normativa e optimista. A solução democrática era a melhor, porque as eleições traziam, se não a vontade popular à Rousseau, pelo menos a melhor distribuição possível da satisfação das preferências

Segundo a teoria da escolha pública, os programas políticos são um bem público, podem ser apreciados por todos, mesmo por aqueles que não votaram por eles, ou não votaram. Mas a probabilidade de um único voto ser decisivo é nula. O custo de ser informado sobre programas é muito elevado. O shopping eleitoral pode nunca conduzir a uma política. É um paradoxo. A noção que as pessoas decidem votar a fim de satisfazer determinadas preferências induziu os teóricos da democracia a procurar outros significados do voto. Era a impossibilidade de justificar o voto em termos da busca racional do interesse privado.

Mas havia mais. A idéia que a escolha pública deve reflectir o agregado de preferências individuais implica outra dificuldade. A teoria da escolha pública demonstra que não é possível determinar uma regra sobre tal conexão. O teorema de Arrow demonstrou que é impossível amalgamar preferências individuais numa escolha coletiva. Agregar as preferências de mais de três pessoas com preferências transitivas mas divergentes conduz a uma escolha colectiva intransitiva. É como o jogo do papel, da pedra e da tesoura; só a unanimidade, ou uma ordem podem forçar a decisão.

No comments: