22.7.07

Saramago, por Herva do Chão

O que Saramago declarou recentemente, dói. Dói a quem o ouve e o detesta, dói aos indiferentes, dói a quem gosta dele e dói porque Saramago não faz apenas doer. Dorido que é, aflige. Além das declarações, o resto da entrevista é, evidentemente, perturbado.
Pode ser inquietaçao conspiratória, mas agora parece claro o "contrato" que está por trás do Prémio Nobel, mesmo que o premiado não o saiba. Tanta moda do Fernando Pessoa ( que afinal, para quem leu Walt Whitman, não é assim tão original), tanta moda do Sebastianismo ( que nada tem de surpreendente para quem não quiser ser ignorante e espreitar um pouquinho para o Islão), tanta lança partida por Camões ( que é genial mas, de certeza que Dante ou Petrarca não lhe ficam atrás) e tudo se fixa numa "marca Saramago" que é uma versão prolixa e maçuda tão válida como um êxito cinematográfico com 15 minutos de brilho mundial, em troca do esquecimento de 900 anos de influência. Eça de Queirós era prolixo, não merecia talvez o Prémio Nobel do seu tempo, mas não era maçudo e todos ganhamos humanamente em o ler.
Quando Portugal perdeu o Euro, alguns gregos ficaram admirados com a mansidão da nossa reacção e até com a confraternização continuada dizendo que, se fosse em Atenas, não seria certamente assim. Os gregos não perceberam que o nosso Euro não teve um único skin-head a pôr um polícia em coma ou um "tiffosi" a disparar à queima-roupa sobre outro, tudo isto entre coiratos e bifanas e até vários árabes que só vieram ver a bola e gostaram.
Dizia um poema de Jorge de Sena sobre Camões " Podereis roubar-me tudo...", as imagens, as metáforas, e todos as outras jóias de uma Língua Portuguesa que também outros, até jogadores de futebol, ajudaram a fazer e é hoje a sexta Língua mundial. O poema termina dizendo aos ladrões que só uma coisa nunca conseguirão roubar: "Os recessos de Amor para que sois castrados".
Saramago tem um problema de Amor. E nós deixamos-lhe que roube a Língua Portuguesa, pouco nos importando com os seus problemas interiores.
Há quem diga que este "não te rales", que este desportivismo, vai perdendo Portugal. Há quem ache que um rei espanhol é melhor que esta república portuguesa. As nações não são eternas e - ah! -- a Eternidade é agora.
Muitas previsões apontam para o que Saramago diz, é bom que nos vamos habituando. E o facto da " marca Saramago" afixar este reclame de Verão, só para se degradar, não ajuda.
É preciso saber que o Amor à Pátria, que é uma forma de Amor, assenta numa sensibilidade amorosa que é anterior à Pátria e, sem esta sensibilidade, não há Pátria nenhuma que aguente. Talvez um Portugal seduzido pela Hispânia, voltasse a ter Amor, Amor que teve, Amor que o fez.
Lamento, mas aqui tenho de traçar uma fronteira: o Ser espanhol não nos deu lições de amor e talvez seja interessante dizer que Portugal matou e queimou mas Portugal nunca cometeu um Genocídio, como o conhecido e meticuloso biogeógrafo Jared Diamond o expôs muito claramente. E com este Jared Diamond, não houve qualquer contrato, apesar de ser também uma marca.

1 comment:

João (JMA) said...

Mas alguém liga ao que diz esse sujeitinho?

saramago não tem um problema de amor, mas sim problemas mentais: pensa que é alguém...