10.3.08

Senhor Professor, por Pedro Cem

Recordo (como muita gente) os professores que tive. O "Sôtôr", o "Senhor Professor". O velho Senhor Pinheiro, cuja cara parecia um mapa de Portugal, o jovem Professor da 4a classe que regressara da Guerra e que me deu o primeiro livro que tive: "Roteiro da Arte portuguesa". Recordo a Professora Fátima que foi no Verão e não voltou, pois morreu de parto. Recordo a Amélia Santos, Professora de Física que me conhecia até ao coração. Recordo o velho Oliveira Ascensão que era um homem bom por trás da sua austeridade, a Professora Magalhães Colaço que me repreendia quando era Assistente mas se preocupava até se eu tinha escolhido a pessoa certa para me casar. Recordo o fogoso Garcia Pereira que nos ensinava o que sabia do Direito do Trabalho ou até do Martinez que sempre foi correcto comigo, dizendo-me sempre em silêncio "olhe que nem tudo o que contam de mim é verdade". Recordo, até por bem, as reguadas que levei, os terrores que tive antes do exames. Recordo o Amadeu, descalço correndo por cima das carteiras e ameaçando deitar-se da janela abaixo, despenhando-se da sua pobreza e desigualdade. Recordo o Guilherme que reprovou, se sentou ao meu lado e disse que no ano seguinte ia ser operário, como o irmão, e eu disse que não e hoje ele é um dos melhores pediatras do Porto -- não sei se fiz bem, pois trabalha tanto que já teve problemas de coração. Recordo o Padre Borba que toda a turma o gozava e ele continuava calmamente a dar as suas lições de música, vendo todo a nossa galhofa, por cima dos óculos com um estranho sorriso de conivência e continuando a falar de Bach e de Beethoven, ou do Padre Rodrigues que nas Aulas de Moral nos ensinava os rudimentos da Política, sem medo de pronunciar os "ismos" nas suas grandezas e misérias. Ou da Dona Odette, minha Pprofessora de Inglês, que depois de morrer a irmã com quem vivia ia sempre ao mesmo café e se comovia até às lágrimas com os êxitos do seus alunos que já não esperava que a visitassem.

Recordo todos estes professores, até o meu amigo Teixeira Neves que, num corredor, ao ouvir uma aluno insultar a Professora, lhe pregou um estalo, como um relâmpago, teve imensos problemas para continuar a trabalhar menos o do pai do aluno, que se apresentou no dia seguinte, ameaçador, para lhe dizer apenas: " o estalo que o Senhor deu ao meu filho...se não lho desse o senhor,dava-o eu."

E agora me lembro que, às vezes, na Vida, alguém fala pelos outros todos. Às vezes alguém tem na mão tantos momentos da nossa vida, numa só mão e agarra-os como quem agarra a água que corre da Primavera. E que nem sempre a vida é um voto, um impulso, um apetite, um êxito, como o rio que sempre corre diferente e é sempre o mesmo.

Obrigado, Professor, por teres estado na minha vida. O teu voto pode apenas somar a 100.000, mais ou menos. Mas o voto das muitas cabecitas ( e cabeçôrras) que passam no horizonte das tuas consumições, é um voto que vale por cem.

No comments: