20.4.05

Bento XVI , Iraque e Palestina

18 de Setembro de 2002, João Paulo II falou sobre a "renovação da colaboração entre Iraq e a comunidade internacional." Dois dias mais tarde o então Cardeal Ratzinger, abgora Bento XVI, considerou injusta a guerra contra o Iraque. "Basta ler o catecismo..." A intervenção militar "não tem justificação moral" (Setembro 20, entrevista na TV italiana). O catecismo admite a possibilidade "de uma guerra justa" por razões da defesa. Mas deve haver proporção apropriada entre o mal a evitar e os meios empregados. Se para defender a segurança nacional, existem danos desmesurados em vítimas civis, destabilização e mais terrorismo, então não se justifica o recurso à força. Para Ratzinger "decisões como esta devem ser feitas pela comunidade das nações, pela ONU, e não por uma potência individual."
Assim, a Igreja Católica encontra-se mais próxima da Alemanha Social-Democrática de Schroeder e da Rússia ortodoxa de Putin do que da América protestante de Bush. A sua lógica não é partidária. É um dos poucos "poderes" livres que tem como critério a paixão pela verdade e a compaixão por todos os homens, em especial os mais pobres e indefesos. Ratzinger exprimiu a amargura, e mesmo o desdém pela disparidade no tratamento que os poderosos da terra dão à "Terra Santa" O Iraque foi forçado a respeitar as resoluções da ONU, mas houve imobilismo total perante as resoluções da ONU sobre os palestinianos. A luta justa contra o terrorismo não pode ser separada do compromisso para remover as situações internacionais "escandalosas".
Esta posição realística que integra todos os factores em jogo, é o oposto da mensagem "cínica" da "guerra ao terrorismo". Esta manipula justos sentimentos de compaixão pelas vítimas do terrorrismo em nome de um princípio puro. Mas claro: o sabor desta liberdade do julgamento, desta independência do poder do espírito perante a sacrosanta máquina propagandistica do poder é, muitas vezes, amargo.

No comments: