3.4.05

Agora é que terminou o séc. XX


Com a morte de João Paulo II pode dizer-se que só agora terminou o século XX. Ele foi uma das suas figuras determinantes.
MAS QUE LEGADO NOS DEIXOU ? Muitas respostas têm sido dadas nos últimos dias. Todos os não-Católicos e uma parte destes pensam que o principal legado de João Paulo II foi o apoio prestado a Lech Walesa na oposição do Solidariedade polaco à dominação da União Soviética na Europa do Leste. Tratam o falecido como um excelente primeiro ministro cristão-democrata. É pouco.
Como cristão, acho que João Paulo II ficará na história porque ofereceu à humanidade um padrão pelo qual esta pode medir as suas aspirações. Esse padrão tornou-o uma rocha na resistência "a modernizar a igreja" e contra a ruptura dos ensinamentos morais tradicionais. A importância das doutrinas morais mantém-se mesmo quando não são completamente seguidas. Não há leis de “física” social. Há “leis” de aspiração moral por uma sociedade aberta. O papa abriu a sociedade porque manteve ao alto os ideais morais tradicioanis, recentrados no "direito à vida", sem os tornar monopólio do catolicismo. Isto é decisivo é na continuidade do Concílio Vaticano II. Qualquer outro papa de esquerda" teria enterrado a mensagem do Concílio. A experiência "polaca " de João PAulo II permitiu-lhe ver o bem fundado da saudável concorrência religiosa de católicos, protestantes, judeus e islâmicos na via de conciliação de liberdade e da graça. São as religiões de Abraão. Este não se importa de seguir em liberdade um apelo divino absurdo – sacrificar o filho – e no fim, tem a graça de não ter que sacrificar coisa nenhuma. Foi salvo porque acreditou fazer o melhor. Por outras palavras, menos teológicas: as circunstâncias são comandadas pelas atitudes. Ainda nem tudo está perdido. O próximo papa chamar-se-á João Paulo III.

No comments: