18.4.05

Embargo à China e a verdade sobre Tiananmen

A mais recente tensão entre a América e os Estados Europeus, é a vontade europeia de levantar o embargo nas vendas de armamento à China, contra a vontade dos EUA. Pequim considera isto como uma acção hostil americana – como é - visto que os Europeus não têm qualquer razão de negar armamentos que a China pode obter de outras fontes, ou de si própria, embora com custos maiores. A comunidade de informações sabe que a China consegue duplicar qualquer coisa que possam comprar, incluindo sistemas de armas.
O embargo foi imposto colocado por insistência dos EUA em consequência dos eventos de 4 Junho de 1989, em Tiananmen. O problema é que passados 16 anos, sabemos hoje o que aconteceu, devido a jornalistas como Jay Mathews. Nenhum estudante foi morto nesse dia em Tiananmen. Aqueles que morreram foram apanhados num fogo cruzado, a 1,5 km da Praça num confronto violentíssimo entre trabalhadores chineses que protestavam contra salários baixos e a milícia e polícia chinesa que impunham a ordem a tiro. Morreram cerca de 300 ou 400 civis e outros tantos milicianos e polícias.
Enquanto alguns media americanos continuam a falar da "matança de estudantes" em Tiananmen, justificando o embargo, Jay Matthews, no Columbia Journalism Review, do Los Angeles Times, esteve em Pequim nesse dia e sabe que ninguém foi morto na praça. A história verdadeira é a de estudantes empurrados para fora da Praça pelos tanques e soldados, e que se desviaram para uma avenida lateral a acerca de 1,5 km, e apanhados no fogo cruzado entre milícias e trabalhadores em protesto contra a queda do poder de compra por via da desvalorização da moeda. As duas multidões atacaram a polícia feita em sandwich e esta ripostou com fogo.
Houve mais revelações do que aconteceu em relatórios chineses oficiais, como em Tiananmen Papers . O registo oficial aceita que houve sangue derramado em 1989 mas as circunstâncias - embora seja politicamente incorrecto dizê-lo – são muito diferentes do que se pensa habitualmente. Que poderia ter feito Deng Xiao Peng? E por que razão a “revolução democrática global” dos -neo-conservadores precisa deste troféu? Porque precisam de inimigos! Têm discutido abertamente o “perigo amarelo” acomo um inimigo militar. Assim, provocam a China para a enfraquecer. Provocam os líderes chineses para que estes passem a acções reprováveis que mostram como são perigosos. É uma "self-fulfilling prophecy”, de novo. E é a explicação do debate contra os europeus sobre o embargo imposto após Tiananmen.

No comments: