2.7.05

CHINA E EUA - Formosa será o Teste


Washington ProFile apresentou recentemente um estudo conduzido pela RAND Corporation. O estudo trata das potencialidades das nações. A avaliação foi baseada em três critérios: recursos e oportunidades de um país; taxa de eficiência do país em usar os recursos para a administração, taxa de eficiência do país em usar as oportunidades de política externa. Por resultados os EUA têm 20% da potencialidade do mundo, a Europa e China 14%. Índia tem 9%; Japão, Rússia, Brasil, Coreia do Sul 3%. A América diminui após ter alcançado o pico em 2015. A E perde potencialidades ao contrário de China e Índia.
Os EUA estão já a usar as suas bases militares em Uzbekistão e em Kyrgyzstão para "finalidades anti-Chinesas." Solicitaram aos governos desses países para aceitar aviões espião AWACS nas suas bases. Os E. U.A estão em negociações com o Vietname para aluguer a base ex-soviética em Kamrang, para monitorizar as áreas do sul de China.
Washington ProFile reflecte a posição do governo dos E. U.A perante aumento do relacionamento da Rússia com China, e a possibilidade de acções coordenadas por Rússia, RPChina, e Índia. Na recente reunião de Vladivostok os três países empenharam-se na paz "em todo o mundo" e em promover o desenvolvimento de um mundo multipolar sem hegemonia, nem terrorismo. Não aprovam a política externa dos E. U.. Pequim segue a situação internacional que pôde ter um impacto na segurança da China porque E. U.A e China são os concorrentes geopolíticos principais do século XXI. A luta invisível entre as duas nações já começou. A luta ficará mais esclarecida quando e como o problema da Formosa for resolvido.

No comments: