7.8.05

Paul Ricoeur e os gatos fedorentos

Tendo deixado passar em branco no passado 21 de Maio, a morte de Paul Ricoeur, aos 92 anos de idade, recolho os meus apontamentos sobre ele. Ricoeur deixa mais que uma filosofia; deixa uma militância. O então (antes do NON) primeiro ministro francês, Jean-Pierre Raffarin, lamentou mais "que a perda de um filósofo". "A tradição humanista europeia chora a morte de um dos seus porta-vozes de maior talento".
Embora não fosse politólogo e menos ainda analista de temas internacionais, Paul Ricoeur tratou a questão pública de modo muito diferente do voluntarismo dos intelectuais; estes tomam posição a propósito de qualquer assunto, mesmo dos que não entendem; sobretudo do que não entendem, segundo Hegel, na Fenomenologia do Espírito. Ricoeur intervinha quando sabia o que se passava.
Associado à revista Esprit, fundada por Emmanuel Mounier em 1932, respondeu à crise da democracia liberal com a alternativa cristã aos desafios do fascismo e do comunismo. Quando Mounier morreu prematuramente em 1950, Ricoeur elogiou o personalismo num belo estudo. Paul Ricoeur produziu óptimas conferências e artigos sobre o significado do Evangelho na compreensão da política. Alertava sempre para a importância dos modernos estudos bíblicos que ajudam a contextualizar as fontes antigas e evitam as posições reaccionárias e atitudes fundamentalistas. Na sua Filosofia da Vontade enfrentou as questões políticas puras: Estado, Economia, Direito.
Em época de desencanto político, Ricoeur foi muito firme num ponto: a condenação da política como corrupta é enganadora, malevolente e infame. A política só é fonte de males devido ao lugar proeminente que ocupa na vida pública, e não por qualquer defeito intrínseco da politização. A política original é fonte de libertação, como sempre lenmbra José Adelino Maltez. A denúncia sistemática da política é a morte da cidadania. A tentação gato fedorento dos intelectuais europeus (ou será a tentação intelectual dos gatos fedorentos?) é demasiado fácil; os programas europeus de contra-informação acabam por ser o "ópio dos revoltados" que o sistema até fornece nas televisões públicas. Não é por acaso, certamente.
Com Ricouer, portanto, militar é preciso. Informadamente.