9.4.06

Joseph Stiglitz contra os Bombeiros-Pirómanos

"This time, the war is bad for the economy in both the short and long run."
Felizmente, a América do Norte é um grande país de liberdade de expressão.
Stiglitz: The only people benefiting in this war are Bush's friends in the oil industry. He has done the American economy and the global economy an enormous disfavor, but his Texan friends couldn't be happier. The price of oil is up, and they make money when the price of oil goes up. Their profits are at record levels.
Sem sair das baias do economicismo, o Prémio Nobel de Economia de 2001, Stiglitz está cada vez mais contra a manipulação norte- americana das instituições multilaterais saídas de Breton Woods. Afinal Stiglitz conhece bem os bombeiro-pirómanos do FMI; de lá desertou como ex-Vice Presidente para atacar o antigo patrão porque aprendeu com a crise económica mundial de final dos 90.
Stiglitz é conhecido por acusar o FMI de agravar as crises financeiras dos países africanos e asiáticos a que concede créditos. Primeiro são os créditos especiais concedidos para evitar a falência de Bancos, Fundos de Pensões e Fundos de Investimentos e de especuladores privados em todo o mundo. Depois o remédio de cavalo aplicado às populações locais : austeridade orçamental, redução drástica das despesas sociais e dos créditos às empresas. Vale e pena ler no seu site, o famoso exemplo da equipa do FMi que aplicou ao país X de áfrica a receita com base nos dados estatísticos do país Y." Smart people are more likely to do stupid things when they close themselves off from outside criticism and advice".
Agora no terceiro aniversário da "Libertação de BAghdad" e da Guerra do Iraque, numa entrevista ao Der Spiegel, Stiglitz divulga os resultados do estudo que fez com Linda Bilmes, da Universidade de Harvard. Conforme se usem critérios moderados ou radicais, a Guerra do Iraque pode ter custado até agora de 1 a 2 triliões de dólares. Não arruina os EUA cujo PIB anaul é de 13 triliões de dólares ( com muita indústria ligada À guerra). Mas é de uma incompetência e de uma ilegitimidade atroz querer resolver os problemas do mundo com a ocupação da Mesopotâmia quando a ajuda mundial aos países menos avançados (PMA's) é da ordem de 50 biliões de dólares. 20 ou 40 vezes esse dinheiro foi gasto na guerra em vez do desenvolvimento.
Toda a entrevista vale a pena ler.
April 5, 2006 Print | Send this article | Feedback
----
SPIEGEL INTERVIEW WITH NOBEL LAUREATE JOSEPH STIGLITZ

"The War Is Bad for the Economy"

Nobel Prize winning economist Joseph Stiglitz, 63, discusses the true $1 trillion cost of the Iraq conflict, its impact on the oil market and the questions of whether the West can afford to impose sanctions on Iran.

No comments: