14.8.06

Guenther Grass serviu nas SS


Numa entrevista publicada dia 12 no Frankfurter Allgemeine Zeitung, Guenter Grass admitiu que serviu nas Waffen SS durante a segunda guerra mundial. O Prémio Nobel de 1999 debate memórias da sua juventude que deverão ser publicados no próximo mês Ofereceu-se para os submarinos aos 15 anos, mas não foi aceite. Foi chamado aos 17 para a 10ª divisão blindada "Frundsberg das Waffen SS em Dresden. Questionado porque fazia a divulgação, disse."Pesou em mim. O excesso de silêncio todos estes anos é uma das razões pela qual escrevi este livro. Tive que me confessar, finalmente."
É assim o porta-voz de uma geração dos alemães que cresceram na era nazi e sobreviveram à guerra. Tem sido activo na política de esquerda como apoiante crítico do partido social democrático, e considerado uma voz moral contra a xenofobia e a guerra.
A admissão de GG está a dividir a Alemanha. Para uns “não teve maneira de defender-se da propaganda nazi” disse o ensaista judeu Ralph Giordano. Mas Michael Wolffsohn, um historiador militar criticou uma espera tão longa. “O trabalho da sua vida é desvalorizado pelo seu silêncio persistente," escreveu Wolffsohn no Netzeitung.

Afinal GG é talvez uma vítima inesperada da Guerra do Líbano. Toca a todos, admitir os pontos fracos. Toca a alguns saberem deles redimir-se. Grass levou tempo demais para ser credível.

1 comment:

mch said...

Mendo,

Pois, mas houve outros que tiveram a coragem de o dizer muito antes e não deixaram de tentar fazer as suas carreiras. Este Grass nunca me pareceu mais que uma animação do folclore alemão tipo Fassbinder. Só que esse teve mais coragem.

P.S. Corrigi o texto anterior porque o tinha netido à pressa cheio de gralhas.