1.1.06

identidades nacionais: todas iguais, todas diferentes.

Colóquio sobre a Rússia em 2020:, no Mosteiro Novo de Jerusalem, Istra. Que deve ser feito, que deve ser mudado, a que se deve dar atenção, para realizar a visão da nova Rússia?

Alexander Nikolaevich Yakovlev, que morreu em Moscovo em 19 de Outubr0 de 2005, era o "arquitecto da perestroika." Embaixador soviético e do politburo de Mikhail Gorbachev.

Para Aleksandr Yakovlev( o garnde conselheiro de Gorbachev) a história está a mover-se rapidamente e é impossível dizer o que acontecerá. Fascismo? Crise? Há uma Rússia de transição (perekhodnaia Rossiia). “Não sabemos se tudo continuará a ser dirigido de Moscovo, ou se as regiões terão liberdade. Há claramente uma identidade nacional russa, que, graças a Deus, tem futuro e não se moverá muito no sentido do universalismo. Mas existe outro nacionalismo que pode conduzir ao fascismo. Nós devemos superar os sentimentos imperiais (chuvstvo do imperskoe). Na base da idéia nacional está a nossa pobreza milenar (nishcheta), que devemos eliminar, e a ilegalidade (bespravie). Temos os nossos Stenka Razin e Pugachev ( rebeldes).. . ; é todo volia, volia, volia (liberdade elementar). Devemos mover-se da volia para svoboda (liberdade cívica) antes de falar sobre o futuro. Até agora desenvolvemos procedimentos democráticos, mas não liberdade cívica. Eu concordo com a importância do globalização. Mas nós ainda não compreendemos como viveremos com outros. A globalização será maravilhosa em matérias financeiras e políticas, mas temo os danos possíveis para a nossa cultura (kul'ture udar do po)."

Segundo o economista Nikolai Shmelev, os russos necessitam livrar-se do sentido histórico de excepcionalismo, messianismo, e da idéia da terceira via (iskliuchitel'nost ', messianstvo, tretii postos '). Todos são culpados, excepto Pushkin. “Não somos realmente melhores nem piores que outros, nem mais estúpidos nem mais espertos, e nem muito mais violentos (buinyi). Temos uma riqueza cultural excepcional. Yakovlev e eu trabalhamos junto, e uma vez perguntei- lhe que os Americanos se isolaram durante 150 anos, e somente depois se envolveram em todo o mundo. A Rússia necessita desenvolver e manter laços e interesses comerciais com outros países, sem limites, mas necessita focar-se para dentro enquanto não mudamos de vez e não se envolver em Kosovo, Macedonia, Bulgária, e Irão.”

1 comment:

Paulo Cunha Porto said...

Os melhores votos para 2006.