23.2.06

Mais Aforismos, por André Bandeira

Ruínas do Ghetto de Vrsóvia; foto Robert Cappa

Atenção às palavras dos outros. Na Primavera, as mesmas folhas nascem de troncos que foram rudemente podados mas também na orla de uma complicada ramagem.

A concorrência estava tanto na moda e os atalhos de atalhos eram tantos, que os atletas convenceram o juiz de partida que aquela não era a linha de partida, mas a linha de chegada..

Dizia-me uma amiga, com desplante, que há que respeitar e dar lugar aos sinais de atracção da Mulher. E assim se fez: os rapazes, no Ginásio, desenvolveram até as nádegas e lustraram-nas porque as Mulheres gostavam. A Mulher descobriu então que os Homens não se casam com uma luz eléctrica. Exactamente como as Mulheres.

Uma coisa, os resistentes do Ghetto de Varsóvia ficaram a dever às SS: estas pouparam-nos de não saberem onde começava o Bem e acabava o Mal.

Que bom andar sempre atrasado. Vive-se a cada momento, como se se estivesse a chegar ao Juízo Final. As orações são únicas e caiem-nos espontaneamente, como a saliva do céu da boca.

Um homem que tem tempo para se preparar para a morte, ajeita as emoções, os pensamentos e as percepções como um velho solteirão ajeita a roupa, antes dum encontro.

No comments: