22.10.06

A Ética de um Republicano, por Pedro Cem


(Imagem Mad Vit , por Lucy Pepper)

Diz uma lenda persa que Zoroastro voltará, do fundo de um lago, por uma virgem, e expulsará turcos, romanos e islâmicos. Os seus sequazes, entretanto, vão sendo purificados na arte de transportar cadáveres. "Os Arianos" e os areeiros, são uma agência funerária. Tanta areia no deserto e morre-se pela nafta, as lágrimas da Ahriman, o Senhor das Trevas que faz arder o fogo efémero, cheio de fumo.

Pode-se dizer qualquer coisa e diz-se muito na TV. Mas o que se não diz é ameaçador. Por cada palavra, Presidentes e transeuntes, deixam montes de sombra. Os cientistas chamam-lhe anti-matéria, outros chamam-lhe asneira. Tanta asneira! O bêbedo da aldeia fala: não escutamos.

Venha o diabo os escolha, Republicanos e Democratas, o filhinho do Papá ou a Mulher do Meninó, Sócrates ou Lopes, Mullahs ou Generais. Tenho a sensação que tudo isto é o fim-do-mundo mas antes de acabar o Mundo, acabo eu e tu, e acabamos mal.

Chove tanto que afoga, depois do Sol reduzir tudo a cinzas. Mussolini, o fascista, gritava numa varanda, em 1921, que, se tudo falhasse, restava a Anarquia à gente de Itália. A Anarquia era a ordem escondida com que sobreviveriam. No apogeu do seu Poder não tirou uma vírgula ao que disse. E acabou mal, na mesma, ele que não foi covarde, nem suicida.

Agora que tudo parece falhar, que fazer?

No cruzeiro do caminho, somos branco e preto, índio e chinês, gigantes da montanha e peixinhos do Mar, cabelo duro e olhos azuis, um pé no cais, outro no barco, ala-ala, Alá, valha-nos Deus! De bom grado devolvamos o Falar ao Rei antigo e que o Arco seja de um só, absoluto, sim, que vai absolvido pela Grei e leva a Coroa de Espinhos, pois nós guardamos as Cinco chagas. De um só e apenas de um, seja o Arco do Ser: a Monarquia. Como Caronte há só um na passagem para o Inferno, só há um Rei Pescador no caminho de volta.

Entre o Rei reposto e o Povo posto, há-de fermentar o môsto. Não queiras saber da Trindade, deixa-te cair do Cabo abaixo, o Vento te levará. Entre a quadratura do círculo, diária, a que a Desolação nos condena e fragilidade humana do Rei, haverá um terreno comum. E ficará sempre comum, e de ninguém, mesmo sem Constituição, algures entre o Mar e a Terra, o Pinhal do Ar Livre.

1 comment:

JSM said...

Bonito e poético. E com a mensagem esperada. Mas principalmente bonito!