12.11.06

Os apanhados da Globalização

Se há um surrealista activo no mundo, é com certeza o inglês Sacha Baron Cohen, muito mais conhecido pelos heterónimos Ali G (jornalista), Borat (correspondente do Kazakhstan), e Bruno (o fashion man austríaco e gay) capaz de inventar um patois com mistura de cockney-Rasta e as confusões constantes ("incesto confundido" com "incenso" e "bilingue" com "bisexual"; chamando Noam Chomsky como "Norman".

Com os seus “apanhados” Ali G faz um assalto aos idiotas e às idiossincrasias da cultura e da política americanas e da " Àsia Central" e das "fobias" dos Europeus. Uns percebem o jogo, como o grande conservador anti-guerra Pat Buchanan. Outros ficam confusos, como o médico frustrado pela inabilidade de Ali diferenciar entre o "veterano" e o "veterinário". Cohen não é pateta. As perguntas sobre o aborto, ensino da religião nas escolas, Iraque, e a segurança estão lá.

"Temos recursos naturais, trabalhadores optimos e as prostitutas mais limpas da Ásia Central, diz Borat sobre o seu amado país. O sério é que os governantes kazakhs ameaçaram processar o comediante britânico. Borat respondeu: "Não tenho qualqquer conexão com o Sr. Cohen e apoio plenamente a decisão do governo em processar esse judeu...".

Oriundo de uma família da classe média inglesa de pai galês e mãe iraniana judia, Cohen, hoje com 35 anos, estudou História na Universidade de Cambridge e escreveu a sua dissertação sobre a participação dos judeus no movimento americano dos direitos civis, focando os assassinatos de judeus em Filadélfia, Mississippi em 1964. Percebeu que o mundo é global e as ideologias são todas estúpidas em todo o lado. Que a denúncia cosmopolita é um dos poucos meios restantes para atacar a ideologia cosmopolita. Ele é o homem dos apanhados da Globalização, um génio da sátira ao nível de Chrlie Chaplin. Agora a "paz social" está muito mais violenta e crua que no pós-guerra de Charlot. Nessa altura guerra era guerra e paz era paz. Agora é como a alteração climática; nem paz nem guerra.

1 comment:

VM said...

Creio que Sacha está bem apanhado aqui. MAs o post revela alguma confusão entre o que é de ALi G e o que é de Borat. Convinha separar essas águas.